F1 25 em VR: Evolução impressiona e finalmente entrega experiência imersiva

A implementação de VR no F1 25 finalmente deu um salto de qualidade, com melhorias significativas em desempenho e recursos visuais como path tracing. Testaram diferentes headsets para descobrir se a experiência realmente evoluiu.

F1 25 em VR traz melhorias significativas na experiência imersiva com path tracing e HUD aprimorado. Fonte: Traxion.gg

A realidade virtual no mundo dos jogos de corrida sempre prometeu uma experiência imersiva sem igual, mas nem sempre entregou o que prometia. No caso da franquia F1 da EA e Codemasters, o suporte a VR foi introduzido pela primeira vez no F1 22, mas desde então ficou praticamente estagnado. Isso parece ter mudado com o F1 25, que finalmente dá um passo significativo à frente.

De acordo com especialistas que testaram o jogo em diferentes headsets, o F1 25 traz duas inovações principais que afetam diretamente a experiência em VR: path tracing e um HUD (interface) aprimorado especificamente para uso com headsets.

Path Tracing: Iluminação revolucionária

O path tracing adiciona um nível de imersão incrível à cena geral. A forma como a luz e as reflexões agora se comportam é incrivelmente naturalista, beirando o hiper-realismo em alguns momentos. Dentro do headset, essa "dança de luz" é impressionante e adiciona um nível de imersão nunca antes visto em nenhum título da franquia. Entrar e sair do túnel em Mônaco, por exemplo, é uma experiência de tirar o fôlego.

Essa tecnologia, que é uma forma avançada de ray tracing, simula o comportamento físico da luz de maneira mais precisa, criando reflexos, sombras e iluminação muito mais realistas. No entanto, é importante notar que essa tecnologia exige muito do hardware, o que pode afetar o desempenho em configurações mais modestas.

HUD aprimorado: Conforto visual

O HUD, um elemento frequentemente negligenciado em jogos de corrida, agora está posicionado a uma distância adequada para evitar distrações, tornando-se mais útil durante a pilotagem. Isso pode parecer um detalhe pequeno, mas faz uma enorme diferença na experiência prática, reduzindo a fadiga ocular e melhorando a legibilidade das informações durante as corridas.

Muitos títulos atuais parecem ignorar esse elemento essencial, deixando o jogador com a sensação de visão cruzada e tensão ao tentar ler um pop-up ou HUD que fica a uma distância inadequada. O F1 25 acertou nesse quesito.

Desempenho em diferentes headsets

Testes realizados com o PlayStation VR2 e o Meta Quest 3 mostraram resultados promissores, embora com algumas diferenças notáveis:

  • PlayStation VR2: A tela OLED do PSVR2 aproveita ao máximo os aprimoramentos de iluminação e o tom de cor geral. A cena é rica sem ser exagerada ou supersaturada. No entanto, rodar Mônaco com um grid completo causou algumas quedas de frames perceptíveis e, às vezes, micro-travamentos. Considerando que Mônaco é uma das pistas mais difíceis de otimizar em todos os jogos de simulação de corrida, é provável que com alguns ajustes menores seja possível obter uma experiência estável.
  • Meta Quest 3: O Quest 3 rodou sem problemas, com quase nenhuma queda de frames ou travamentos, nem mesmo em Mônaco com um grid completo. A qualidade de imagem das lentes pancake realmente destaca a atenção aos detalhes em todos os objetos, carros, asfalto e escapatórias, além das multidões animadas. Embora o Quest 3 não tenha a riqueza de cores do PSVR2 OLED, eles realmente acertaram no equilíbrio de cores e alcançaram algo muito naturalista.

Comparação com F1 24

Embora o F1 25 ainda não alcance o nível de fidelidade visual de simuladores como o Automobilista 2 em VR, ele representa um avanço significativo em relação ao F1 24. Mesmo rodando em configurações gráficas baixas, o F1 24 não chegava nem perto da suavidade ou detalhamento do F1 25.

No F1 24, era necessário ajustar manualmente a escala de resolução do SteamVR para conseguir uma taxa de quadros aceitável, e mesmo assim o jogo beirava o injogável em alguns momentos. O F1 25 permite substituir isso no jogo através da configuração do fator de escala, o que economiza tempo e facilita os ajustes.

Aqueles que afirmam que o modo VR do F1 25 representa uma melhoria em relação ao F1 24 estão absolutamente corretos, com toda a experiência parecendo muito melhor otimizada do que antes.

Configurações recomendadas

Para obter o melhor desempenho em VR no F1 25, especialistas recomendam:

  • Reduzir configurações que consomem muito desempenho, como sombras e espelhos
  • Aumentar o detalhe de textura (listado como 'Texture Streaming')
  • Manter o fator de escala padrão de 50 para um desempenho aceitavelmente suave
  • Evitar aumentar o fator de escala acima de 70, pois isso pode afetar negativamente a taxa de quadros

Em resumo, o F1 25 em VR pode não igualar as melhores experiências de simulação de corrida em VR disponíveis hoje, mas é definitivamente um passo à frente para a série. Com os ajustes certos, é possível obter uma experiência visual decente e um bom desempenho, tornando as corridas mais imersivas e agradáveis do que nunca.

Fontes: Traxion.gg, OverTake.gg, EA Sports

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