Gavin Raeburn, co-criador da série Forza Horizon, está desenvolvendo um novo jogo de direção "disruptivo" com sua empresa Lighthouse Games. O estúdio, formado por veteranos da indústria, promete uma abordagem completamente diferente dos jogos de mundo aberto atuais.
O mercado de jogos de corrida está prestes a ganhar um novo concorrente de peso. Gavin Raeburn, co-criador da aclamada série Forza Horizon, revelou que está trabalhando em um novo jogo de direção "disruptivo" com sua empresa Lighthouse Games, fundada em 2022 após sua saída da Playground Games.
Em entrevista recente ao GamesIndustry.biz, Raeburn e o diretor de publicação Alex Bertie compartilharam detalhes sobre o projeto ambicioso do estúdio, que promete trazer uma abordagem completamente nova ao gênero de jogos de corrida.
Um novo caminho para jogos de corrida
Embora detalhes específicos como janela de lançamento e plataformas ainda estejam sendo mantidos em segredo, a equipe deixou claro que tem Forza Horizon como o benchmark a ser superado. No entanto, não se trata de criar um clone ou seguir a mesma fórmula.
"O mercado de corrida agora está muito saudável, está muito bom, está indo bem", disse Raeburn. "Mas se você olhar para o mercado, olhar para Horizon... o número de pessoas com quem conversei que jogaram Horizon e diriam: 'Eu não achava que gostava de jogos de corrida, mas adoro Horizon' – tem sido extremamente bem-sucedido."
Raeburn destacou o impressionante sucesso comercial da franquia: "Se você olhar para a receita desse jogo agora, ele supera Gran Turismo, F1, Need For Speed e The Crew juntos. Isso antes do Horizon chegar ao PlayStation. É massivo."
No entanto, esse sucesso criou um efeito colateral no mercado: "Acho que o que isso fez com o mercado é que todos os outros desenvolvedores de jogos de corrida agora estão copiando muito da fórmula do Horizon. Então, o mercado é bem-sucedido se você estiver desenvolvendo um jogo de mundo aberto com carros, mas todos esses desenvolvedores estão entregando um tipo de jogo. Essa é a oportunidade para fazermos algo muito diferente e disruptivo no mercado de corrida."
Não é mais um Forza Horizon
Enquanto concorrentes recentes como The Crew Motorfest foram fortemente influenciados pela jogabilidade focada em festivais do Forza Horizon, Raeburn sugere que o novo jogo da Lighthouse Games traçará um caminho inédito no gênero. No entanto, ainda não está claro se o título será de mundo aberto.
"Eu diria que não estamos construindo Horizon. Se eu quisesse construir Horizon 6, 7 e 8, teria ficado na Playground. Nós não queríamos fazer isso – queríamos fazer algo novo. E é isso que estamos fazendo agora", afirmou Raeburn.
Tecnologia de ponta
Enquanto os jogos Forza Horizon utilizam o motor proprietário 'ForzaTech' da Turn 10 Studios, compartilhado com Forza Motorsport, o novo jogo da Lighthouse Games utilizará a Unreal Engine. Raeburn descreve o motor como "uma ferramenta incrivelmente poderosa" que "ajudou a liberar" a criatividade da equipe.
Desde sua formação em 2022, a Lighthouse Games expandiu-se para uma equipe de 130 funcionários e garantiu financiamento da gigante chinesa Tencent, que adquiriu o Sumo Group no mesmo ano.
Veteranos da indústria
A Lighthouse Games é composta por veteranos de jogos de corrida da Playground Games, Codemasters e Sumo Digital. O currículo de Raeburn inclui títulos icônicos como o original TOCA: Touring Cars e Forza Horizon 1-5, trazendo décadas de experiência para este novo projeto.
É importante notar que o misterioso novo jogo de direção da Lighthouse Games não deve ser confundido com outro projeto em desenvolvimento na Maverick Games, outro estúdio startup fundado por ex-funcionários da Playground Games, incluindo o Diretor Criativo de Forza Horizon 5, Mike Brown.
Fundada também em 2022, a Maverick Games está atualmente trabalhando em um jogo de direção AAA de mundo aberto "orientado por narrativa" ainda não anunciado, que será publicado pela Amazon Games, com o co-criador da série de TV Skins, Jamie Brittain, como roteirista principal.
Com dois estúdios formados por ex-membros da equipe Forza Horizon trabalhando em novos jogos de direção, os fãs do gênero têm muito o que esperar nos próximos anos. A abordagem "disruptiva" prometida pela Lighthouse Games sugere que podemos estar à beira de uma nova evolução nos jogos de corrida, potencialmente redefinindo o que esperamos desse tipo de experiência.
Fontes: Traxion.gg, GamesIndustry.biz, Lighthouse Games
Comentários
Postar um comentário